9 habilidades que iremos precisar para encarar o novo normal

A humanidade está ingressando em uma nova fase em que a junção de tecnologias físicas, digitais e biológicas vai modificar totalmente a forma como trabalhamos. Se você quer ficar por dentro dessas 9 importantes habilidades do profissional do futuro para começar a desenvolvê-las no conforto da sua casa, continue acompanhando a leitura.




1. Criatividade

É a capacidade de imaginar, criar, produzir ou inventar maneiras originais para lidar com as situações. Ser criativo é ser autêntico e inovador, é buscar soluções alternativas e inéditas. É uma habilidade que pode ser desenvolvida por meio da conexão do conhecimento diversificado, da associação da situação vivenciada, do questionamento, da observação, da comunicação, da flexibilidade e da experimentação.

· SEBRAE - Criatividade

· Keep Learning School - Reaprendizagem Criativa

· UDEMY - Criatividade e inovação

2. Inteligência Emocional

Sabe gerir suas emoções é primordial para o sucesso de qualquer área da sua vida. A Inteligência Emocional oferece agilidades para que seus sentimentos sejam trabalhados a seu favor e não os torne o seu próprio inimigo. É fundamental para lidarmos com situação de estresse, pressão, decepção e conseguirmos equilibrar o convívio no ambiente empresarial.

· FUNDAÇÃO ESTUDAR - Inteligência Emocional

· ESCOLA CONQUER - Inteligência Emocional

· VEDUCA - Inteligência Emocional


3. Resolução de problemas complexos

O alcance desta habilidade é em decorrência do estabelecimento das outras duas competências já citadas na sua vida. Empresas buscam colaboradores com iniciativa que propõem e buscam resolver os problemas e não apenas seguem ordens pré-estabelecidas. Devido ao atual cenário mundial, os profissionais mais que nunca precisam ter autonomia e ser protagonistas na resolução dos problemas.

· UDEMY - Problem Solving

· VANZOLINI - DESIGN THINKING: A Ferramenta de Resolver Problemas Complexos


4. Empatia

A empatia tem grande poder nas relações de qualquer pessoa, vai além de enxergamos a necessidade e o sentimento do outro. É tornar decisões baseadas no coletivo e no interesse de todos. A competência proporciona a sobrevivência no ambiente corporativo de forma saudável, onde as existe a colaboração e a comunicação efetiva de todos os colaboradores. Para ser efetiva deve-se tornar algo natural e permanente.

· DESCOLA - Empatia


5. Negociação

Habilidade chave de qualquer empreendimento! A negociação é a alma do mundo dos negócios, faz parte da realidade humana e está naturalmente inserida em nossas vidas. O ato de negociar é buscar um acordo entre partes conflitantes, é preciso lidar com culturas, valores e ideias diferentes e, assim, propor soluções eficientes que atendem os dois lados. É preciso planejamento e estratégias para influenciar, persuadir e alcançar as expectativas do outro.

· SEBRAE - Negociação

· FVG - Introdução à Negociação

6. Liderança

Ser líder é trabalhar, acompanhar, elogiar, apontar falhas, motivar e influenciar a sua equipe. Além de ter uma visão estratégica que o permite explorar o ponto forte e conseguir atender as expectativas pessoais e profissionais de cada colaborador alinhados com os objetivos da organização. Para enfrentar um momento tão delicado com esse, um bom líder precisa se aperfeiçoar sua comunicação, seu poder de influência e transparecer confiança.

· UDEMY - Liderança e Gestão de Pessoas

· FVG - Introdução à Liderança

· FVG - Gestão e Liderança


7. Comunicação assertiva

Comunicação assertiva é sinônimo de economia. Gera otimização do trabalho, o alcance de objetivos, a minimização dos retrabalhos, e a diminuição de conflitos e estresses. A comunicação deve ser objetiva e clara permitindo que todos os envolvidos no projeto compreendam.

· ALURA - Comunicação Assertiva, Reduzindo Conflitos e frustrações

· IPED - Introdução à Comunicação Assertiva

· SEBRAE - Comunicação e Relacionamento Com Seus Clientes

· VEDUCA - Comunicação


8. Produtividade

A produtividade é a capacidade de realizar o máximo de trabalho possível com o mínimo de recursos necessários. É consequência de um planejamento eficiente que leva em consideração a gestão de tempo, a gestão de metas e a disciplina. É trabalhar de forma inteligente e ágil, otimizando os processos. Para a nova realidade ser produtivo não é mais uma opção e sim um requisito para a sobrevivência no mundo empresarial.

· UDEMY - Elimine a Procrastinação: Aumente Sua Produtividade

· ALURA - Da Produtividade às Metas Pessoais


9. Resiliência

Termo físico que se remete a capacidade de retornar a forma original depois de sofrer drásticas mudanças. A habilidade ganha um peso especial para lidarmos com a crise atual, é preciso agir de forma clara buscando equilíbrio para enfrentar os desafios profissionais e os conflitos emocionais que crescem a cada dia.

· UDEMY - Resiliência x Resistência

· UDEMY - Resiliência no Trabalho

E aí? Já tem conteúdo pra quarentena inteira, né?


#cursoonline #desenvolvimentoprofissional #desenvolvimentopessoal #criatividade #inteligenciaemocional #resolucaodeproblemascomplexos #empatia #negocicao #comunicacaoassertiva #produtividade #resiliencia #ficaemcasa #gestaonapratica


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo